Terras Templárias do Ribatejo
Propomos, no final da rota, e para relaxar, um breve passeio de canoa no fantástico espelho de água, onde poderá desfrutar de um final de tarde sob a Vila de Dornes.
Dia 1
Manhã
Convento de Cristo
Conjunto monumental reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade, desde 1983. É representativo de seis séculos da história e da arquitetura portuguesas e considerado fundamental para a aprendizagem da nossa história, desde a conquista do território e as Cruzadas, até aos Descobrimentos.
Almoço
Tipo(s): Tradicional Medieval
Tipo(s): Tradicional Caseira
Tarde
Igreja de Santa Maria do Olival em Tomar
Igreja e panteão de Mestres Templários, da primitiva construção resta a fachada gótica assinalada pelo "Signum Salomonis", marca dos cavaleiros templários, contraposta na enorme rosácea na fachada. Foi a Igreja Matriz dos Descobrimentos.
Mata Nacional dos Sete Montes
Antiga cerca dos freires do Convento de Cristo, é um belo parque natural, valorizado pela ligação ao Convento e ao centro histórico de Tomar. Tem percurso de manutenção e parque de merendas. Tem como bons complementos o Rio Nabão e o Jardim da Várzea Pequena.
Centro Histórico de Tomar
Praça da República e ruas adjacentes.
Sinagoga de Tomar
Situada na antiga Judiaria de Tomar, é o mais antigo templo hebraico medieval de Portugal. Mandado erigir pelo Infante D. Henrique, como agradecimento pela ajuda prestada pela comunidade judaica durante o período dos Descobrimentos, o Templo é um espaço de planta quadrada, suportado por quatro colunas que representam as mães de Israel.
Jantar
Tipo(s): Tradicional Medieval
Restaurante O Sabor da Pedra Alverangel
Tipo(s): Tradicional Gourmet
Tipo(s): Tradicional Caseira
Alojamento
Tipo(s): Turismo de Habitação
Tipo(s): Parque Campismo
Dia 2
Manhã
Castelo de Almourol
Fortaleza reconstruída por Gualdim Pais, em 1171, é o ex-líbris do concelho de Vila Nova da Barquinha. À época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, constituindo um dos exemplares mais representativos da arquitetura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários.
Almoço
Tipo(s): Tradicional
Tarde
Torre Pentagonal de Dornes
A Torre de Dornes, constitui um raro exemplar da arquitetura militar da Reconquista. Mandada edificar por Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo, para defesa da linha do Tejo, terá sido construída sobre a base de uma antiga torre romana. No interior, é possível encontrar algumas inscrições funerárias templárias. No século XVI, perdida a função guerreira, foi transformada em torre sineira. Propomos, no final da rota, e para relaxar, um breve passeio de canoa no fantástico espelho de água, onde poderá desfrutar de um final de tarde sob a Vila de Dornes.
Tipo(s): Canoagem