O Projeto
O nosso PROJETO VIVER O TEJO assenta na valorização do Tejo como agente percursor da estratégia de desenvolvimento económico do Ribatejo, tendo como fator chave o seu potencial turístico diferenciado e de excelência. Engloba um conjunto diversificado de atividades inovadoras, relançando o papel do Rio como eixo estratégico de dinamização e elemento identitário da região.
Objetivos
Promover o Turismo no Rio Tejo e no Ribatejo. Atrair turistas e visitantes. Valorizar e dinamizar as zonas ribeirinhas e os espaços envolventes, na sua vertente natural, patrimonial, cultural e económica. Identificar e qualificar a oferta turística da Região e promover ofertas integradas. Promover o desenvolvimento sustentável e a preservação dos elementos históricos e culturais. Aumentar a competividade de todo o território.
Estratégia
Criar polos de atratividade turística e promover ações que, aliadas à preservação e valorização do património natural, histórico e humano, promovam a visibilidade e vivência do Tejo, o crescimento económico e a valorização da Região e da sua identidade e especificidade.
Parceiros
O projeto, inicialmente desenvolvido por um consórcio composto 49 entidades públicas e privadas, e liderado pela Nersant- Associação Empresarial da Região de Santarém, desenvolveu-se, sendo que neste momento conta com mais de uma centena de parceiros. Nesta lista estão incluídos, para além dos municípios ribeirinhos, algumas associações e, claro, as empresas associadas ao setor do turismo (restauração, alojamento, enoturismo, desporto aventura/ atividades de lazer). A criação de sinergias entre estes agentes locais é, e continuará a ser, peça chave para a existência de uma oferta turística integrada na Região. Este portal será o instrumento agregador desta mesma oferta pelo que continuará a ser dinâmico.
Ações/ projetos desenvolvidos
Algumas das ações imateriais:- Criação e manutenção do portal www.viverotejo.pt;
- Evento Internacional de Promoção Turística - International Meeting Viver o Tejo 2013
- Mercados dos Portos Ribeirinhos Confluências do Tejo
- Festival Luís de Camões
- Atividades outdoor
De referir que, grande parte destas ações tiveram mais do que uma edição pelo sucesso que obtiveram.
Para além destas ações imateriais, muitos foram os projetos incluídos nas ações materiais do VIVER O TEJO. A título de exemplo, e em termos de projetos públicos e privados:
- Musealização do Castelo do Almourol
- Centro de Interpretação do Tejo
- Dinamização da Praia Fluvial da Aldeia do Mato
- Quinta do Casal da Coelheira – Enoturismo (Show Room/Lounge/Winehouse)
- Restauro do Património Edificado – Capela e Museu Agrícola
Impacto do Projeto
Em suma, todas estas ações permitiram potenciar o aproveitamento turístico e cultural do território, promovendo o património existente e diversificando a oferta turística assente em valores culturais e naturais.
- 116 parceiros
- 39 projetos aprovados
- € 38.781.250,75 investimento aprovado