Castelos do Ribatejo
O desígnio é o de desenvolver propostas de caráter educativo e formativo que valorizem o conhecimento da História de Portugal. A rota visa apresentar e interpretar os Castelos do Ribatejo na estratégia militar da linha de defesa do Tejo no quadro da conquista do território.
Dia 1
Manhã
Castelo de Torres Novas
Fortaleza árabe do século XII, foi conquistado em 1190 por D. Sancho I e constitui um símbolo da importância política de Torres Novas na época medieval. Circundado por uma muralha de onze torres e pela casa do alcaide (séc. XIV), o castelo possui no interior do recinto amuralhado, um aprazível e bem cuidado jardim.
Almoço
Restaurante do Hotel Torres Novas
Tipo(s): Tradicional Caseira
Tipo(s): Tradicional
Tarde
Castelo de Almourol
Fortaleza reconstruída por Gualdim Pais, em 1171, é o ex-líbris do concelho de Vila Nova da Barquinha. À época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, constituindo um dos exemplares mais representativos da arquitetura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários.
Jantar
Restaurante O Sabor da Pedra Alverangel
Tipo(s): Tradicional Gourmet
Alojamento
Tipo(s): Parque Campismo
Tipo(s): Turismo de Habitação
Dia 2
Manhã
Convento de Cristo e Castelo Templário de Tomar
Conjunto monumental reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade, desde 1983. É representativo de seis séculos da história e da arquitetura portuguesas e considerado fundamental para a aprendizagem da nossa história, desde a conquista do território e as Cruzadas, até aos Descobrimentos.
Almoço
Tipo(s): Tradicional Medieval
Restaurante do Hotel Segredos do Vale Manso
Tipo(s): Tradicional Gourmet
Tipo(s): Tradicional
Tarde
Castelo de Abrantes
O castelo de Abrantes proporciona ao visitante, a possibilidade de desfrutar de uma vista magnífica sobre a cidade. A sua construção iniciou-se no século XII, tendo sido doado posteriormente por D. Afonso Henriques à Ordem de Santiago.