Solar do Paço - Anno 1850 AL
O “Solar do Paço – Anno 1850 AL” do ponto de vista arquitetónico representa uma casa típica da burguesia da primeira metade do século XIX - verdadeiro património caracterizado pela existência de frescos bucólicos nas suas salas e de azulejos da época na cozinha. A casa, em virtude da sua localização no cima da vila beneficia de uma excelente exposição solar e de uma vista panorâmica sobre a natureza envolvente (de vegetação e paisagem inalteradas) e de toda a extensão do cordelão da Serra D'Aire
A casa ainda hoje é conhecida na região como a “Loja Grande” embora a loja propriamente dita no R/chão tivesse deixado de funcionar há vinte anos atrás. Durante esta época o primeiro andar (a Belle Étage) com a beleza dos seus frescos e cozinha antiga que transmitem uma sensação e acolhimento ímpar, serviu para banquetes de casamentos e batizados da região.
Durante a cuidada restauração do Solar pelo Dr. Johannes Winkel, médico-dentista, o destino inicial da casa seria apenas para turismo rural. Acontece que durante uma visita ocasional da Naturologista Drª Maria Bella Carneiro, a mesma apaixonou-se pelo ambiente de bem estar que o interior da casa lhe proporcionou, originando a sua vontade de participar num projeto inovador. Assim, nasceu o conceito de um alojamento num ambiente fascinante e regenerador com a opção, se o hospede assim o desejar, de viver e alimentar-se conforme “conceitos e práticas de saúde e bem estar” transmitidas ao longo de gerações.
Como peculiaridade pode alugar o Solar do Paço em exclusivo, usufruindo assim do espaço histórico museológico em privado para um convívio familiar inesquecível. Com mesa de jogos, ténis de mesa, bilhar, matraquilhos, piscina exterior, a casa oferece todas as condições de atividades lúdicas entre gerações cujo cultivo e preservação tão importante é.