Casa João Chagas
Existe, aliás um quadro da autoria de um coronel britânico que mostra a Igreja e algum casario, com a legenda 'Punhete vista da margem sul do Tejo'.
Nesta casa funcionou a escola preparatória.
Foi também Paços do Concelho.
Em 1910 o administrador do concelho anunciou das suas varandas a proclamação da República para o povo que se tinha reunido na praça.
Tem o mesmo nome da rua - João Chagas -, em homenagem ao jornalista e político João Chagas que foi uma das figuras destacadas do movimento republicano.
Pouco tempo depois o Município instalou-se num novo edifício na Rua Luís de Camões, passando a Casa João Chagas a albergar famílias nos andares superiores e no rés do chão uma taverna e um armazém de sal, que era para aqui transportado pela família Pereira - proprietária da casa e de uma frota de barcos.
Em 1977, apresentando já um avançado estado de degradação, o Município adquiriu-a por 400 contos (2000 Euros), tendo-a recuperado e adaptado a estabelecimento hoteleiro em 1992.
Em operação desde 1993, constitui um importante contributo para a economia local.
Em 2003 um segundo edifício, situado no nº 4 da mesma rua, foi agregado ao estabelecimento hoteleiro, após obras de recuperação e adaptação levadas a cabo pelo Município de Constância.