Mercados Ribeirinhos do Ribatejo
Aquapólis, situado na margem esquerda do lado do Rossio ao Sul do Tejo, possui um espelho de água, e proporciona frescura e espaços de estadia organizados. Tem a ligação pretendida às áreas de produção agrícola, vinícola e oleícola. A Praça Alexandre Herculano, situada no centro de Constância é o palco ideal para estes mercados. Presentemente, ocorrem no 1º domingo do mês. Produtores locais de agricultura, artesãos mostram e vendem o que melhor se produz na região. O enquadramento a esta praça, nomeadamente, os jardins e as margens de confluência do Zêzere com Tejo, tornam o espaço único muito acolhedor pelas suas sombras. Nestas localizações propostas é relevante a ampla facilidade de estacionamento automóvel para os visitantes.
Os mercados ribeirinhos ocorrem com alguma sazonalidade e estão dependentes das organizações intervenientes, nomeadamente, associações locais, juntas de freguesia e produtores locais de frutas, legumes, queijos, enchidos, vinhos e ranchos folclóricos.
Dia 1
Manhã
Visita ao mercado ribeirinho
Tancos - Visita ao mercado ribeirinho nas margens do Tejo.
Almoço
Tipo(s): Tradicional
Tarde
Castelo de Almourol
Fortaleza reconstruída por Gualdim Pais, em 1171, é o ex-líbris do concelho de Vila Nova da Barquinha. À época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, constituindo um dos exemplares mais representativos da arquitetura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários.
Aldeia do Arripiado
Atravessando de barco, mesmo em frente a Tancos, encontra-se esta aldeia ribeirinha típica, muito bem conservada, com um cais e um jardim ribeirinho acolhedores. A arquitetura e as ruas bem ornamentadas são também pontos de interesse. Regresso a Tancos também de barco.
Jantar
Restaurante e Petiscos Bar Ribeirinho
Tipo(s): Tradicional Caseira
Alojamento
Tipo(s): Turismo de Habitação
Tipo(s): Outros
Dia 2
Manhã
Visita ao mercado ribeirinho
Praça Alexandre Herculano Constância.
Almoço
Tipo(s): Tradicional Caseira
Tarde
Jardim-Horto de Camões
Neste jardim, podemos encontrar 52 espécies botânicas referidas por Camões na sua lírica e nos "Lusíadas". São pontos de maior interesse: o painel de azulejos elucidativo; a estátua de Camões; o Jardim de Macau; um pequeno auditório com uma reprodução do Planetário de Ptolomeu; uma esfera armilar; um poço de traça árabe e, uma âncora do séc. XVII arrancada ao Tejo e classificada pelo Museu de Marinha.
Visita ao mercado ribeirinho do Aquapólis
Abrantes - Visita ao mercado ribeirinho do Aquapólis/Rossio ao Sul do Tejo.
Aquapólis – Parque Urbano e Ribeirinho de Abrantes
Área requalificada, situada nas duas margens do Tejo. Neste parque é possível realizar passeios a pé, de bicicleta, praticar canoagem, remo, vela, windsurf. No areal da praia do Aquapólis existem condições para tomar banho e para a prática de voleibol, futebol e râguebi. Possui um anfiteatro ao ar livre e um centro náutico.