Trilhos Fotográficos do Ribatejo
Esta rota temática de fotografia não estaria completa sem a visita à enigmática e excêntrica Casa-Estúdio Carlos Relvas, na Golegã. Um icone da fotografia nacional. Também a viagem de barco com visita guiada ao Castelo de Almourol contemplada nesta rota proporciona oportunidades de fotografar aves e peixes do Tejo. Em alternativa poderá passear a cavalo ou em charrete pela nossa região.
O Castelo de Almourol, além do seu valor também icónico, permite uma belíssima panorâmica da paisagem. No final da atividade realização de um workshop de fotografia no Centro Cultural da Barquinha, para análise dos trabalhos e conselhos de técnica fotográfica.
Dia 1
Manhã
Casa-Estúdio Carlos Relvas, na Golegã
É um equipamento incontornável para o tema fotografia, sendo o espaço ideal para os workshops de fotografia que constituirão o início da rota.
Almoço
Tipo(s): Tradicional Caseira
Tipo(s): Tradicional Caseira
Tipo(s): Tradicional Gourmet
Tarde
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo
Autêntico santuário ornitológico de reconhecida importância internacional (foram observadas cerca de 220 espécies de aves) e integrada na rede mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo localiza-se na bacia hidrográfica do rio Almonda e, alberga a mais importante colónia de garças do território português.
Jantar
Restaurante do Hotel Torres Novas
Tipo(s): Tradicional Caseira
Alojamento
Tipo(s): Hotel
Tipo(s): Hotel
Tipo(s): Turismo de Habitação
Dia 2
Manhã
Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha
Este parque é parte integrante do projeto Parque Almourol, recebeu o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista 2007, na categoria “Espaços Exteriores de Uso Público”. O Parque de Escultura Contemporânea do Almourol, enquadrado no Parque Ribeirinho da Barquinha, reúne onze esculturas de grandes dimensões criadas por artistas portugueses contemporâneos
Almoço
Restaurante e Petiscos Bar Ribeirinho
Tipo(s): Tradicional Caseira
Tipo(s): Tradicional
Tarde
Castelo de Almourol
Fortaleza reconstruída por Gualdim Pais, em 1171, é o ex-líbris do concelho de Vila Nova da Barquinha. À época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, constituindo um dos exemplares mais representativos da arquitetura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários. Actividade: Passeio de barco, com visita guiada; passeio a cavalo.
Tipo(s): Canoagem
Para Clube Nacional 'Os Boinas Verdes'
Tipo(s): Paraquedismo