EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves
A experiência começa ao entrar na Lezíria Sul de Vila Franca de Xira.
No EVOA estão integradas três zonas húmidas de água doce, num total de 70 ha.
Estas lagoas são muito importantes para as aves, sendo utilizadas como área de refúgio ou mesmo como local de nidificação.
De modo a garantir a tranquilidade das aves e a maximizar a experiência e conforto na visitação, estão disponíveis três observatórios nas margens das lagoas, diversos pontos de observação camuflados e um Centro de Interpretação.
O Centro de Interpretação, para além de acolher os visitantes, convida-os a conhecerem a exposição permanente - EVOA, onde o mundo encontra o Tejo - e a participarem em diversas atividades complementares à observação de aves.
A equipa de guias, especializados em observação de aves e interpretação de natureza, garantem visitas-guiadas diárias que decorrem ao ritmo das marés, fornecendo equipamento adequado – binóculos, guias e telescópios - aos visitantes, à medida que percorrem os 4,5 Km de percursos.
Para fotógrafos e birdwatchers profissionais o EVOA fornece programas e condições de visita especiais.
No EVOA lounge caffe os visitantes podem recuperar energias e desfrutar da vista sobre a lagoa principal e sobre o estuário.
Esta visita pode ser complementada com uma ida à charneca, onde entre sobreiros os visitantes podem observar as aves que vivem no montado, ou optar por fazer uma prova de vinhos, um passeio a cavalo ou por passar uma noite nos bungalows da Companhia das Lezírias.